top of page

GERADOR DE OZÔNIO PARA ÁGUA

Os geradores de ozônio para ambientes aquáticos geram o gás ozônio (O₃) a partir do ar ambiente, ar comprimido e/ou oxigênio. O ozônio é um gás incolor e de odor característico. Poderoso agente oxidante é utilizado para desinfetar água e ar. Oxida compostos químicos descaracterizando mal cheiro, além disso elimina micro- organismos como bactérias, vírus, protozoários, ácaros, entre outros. O ozônio é o segundo oxidante mais poderoso do mundo.
 

O ozônio pode ser produzido a partir de comprimentos de onda de luz ultravioleta abaixo de 240 nm. A produção de ozônio atinge sua maior produção nos comprimentos de onda ultravioleta de 185 nm. O uso de lâmpadas UV com comprimento de onda de ozônio de 185 nm é utilizado em geradores de ozônio.
 

Geradores de ozônio com luz UV, só são utilizados em sistemas de baixa geração (g/h) e baixa concentração (%) uma vez que sua eficiência é limitada pela própria luz UV, a mesma luz que "gera" ozônio e "quebra" ozônio também, tendo como resultado final baixa concentração de ozônio útil.

Como Funciona

COMO FUNCIONA?

O oxigênio concentrado passa por dentro do equipamento onde ocorre uma descarga elétrica constante que é gerada por meio de um transformador responsável por transformar a molécula de oxigênio (O₂) em uma molécula de ozônio (O₃) pela adição de um átomo. A seguir, este gás (ozônio) é succionado por uma válvula venturi e mesclado com a água a ser tratada.

As propriedades da água não são alteradas / modificadas com a aplicação do ozônio e instalação deste sistema. De modo que é possível mantê-lo em constante funcionamento.
 

Sua aplicação é totalmente segura, não causando dano ou mal estar nos peixes expostos ao gás. O que diferencia o ozônio dos diversos agentes desinfetantes, é o seu mecanismo de destruição dos micro- organismos.

 

O cloro, por exemplo, atua por difusão através da parede celular, para então agir sobre os 4 elementos vitais no interior da célula, como enzimas, proteínas, DNA e RNA. O ozônio, por ser mais oxidante, age diretamente na parede celular, causando sua ruptura, demandando menor tempo de contato e tornando impossível sua reativação. Dependendo do tipo de micro-organismo, o ozônio pode ser até 3.125 vezes mais rápido que o cloro na inativação celular.
 

Nossos geradores utilizam o processo de campo elétrico de descarga de Corona para a produção do ozônio. Os equipamentos são fabricados com célula de Borosilicato 3.3 e gabinete em aço Inox 304, garantindo excelente qualidade ao produto e altíssima durabilidade.
 

O terceiro átomo de oxigênio do ozônio (O₃) o torna extremamente reativo, este átomo se liga prontamente a outras moléculas e altera o estado de oxidação dessas moléculas, criando, portanto, oxidação. Quando contaminantes como odores, micro-organismos ou matéria orgânica entram em contato com o ozônio, sua estrutura química muda de estado. Este processo é chamado de oxidação. O ozônio residual reverte para o oxigênio (O₂) depois que é usado. Isso faz com que seja um oxidante ambientalmente amigável.

 

O ozônio atua no sistema instalado oxidando compostos orgânicos, químicos (como por exemplo, os nitrogenados) e auxilia na eliminação de esporos de algas e micro-organismos nocivos, como bactérias, vírus e protozoários.

Onde Utilizar

ONDE UTILIZAR?

bottom of page